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Este peixe pode ser considerado um pequeno notável, pois, apesar do seu tamanho reduzido, é um grande aliado à saúde e um excelente coadjuvante na perda de peso. Isso porque a sardinha é rica em proteínas, que são digeridas lentamente pelo organismo, prolongando a sensação de saciedade, além de fornecerem aminoácidos que auxiliam na formação dos músculos.

 

Outra grande parte desses benefícios se deve à alta concentração de ômega 3, um ácido graxo insaturado que ajuda a ativar proteínas celulares que convertem o açúcar ingerido em energia, evitando que o mesmo seja estocado pelo corpo em forma de gordura. Também por causa do ômega 3, a sardinha auxilia no aumento do colesterol bom, o HDL. E, quando em maior quantidade, o HDL elimina o colesterol ruim, o LDL, acumulado em excesso nas artérias, ajudando a combater doenças cardiovasculares, como o infarto.

 

Além de tudo isso, estudos recentes vêm apontando outro grande benefício desse peixe na hora de controlar a balança: ele ajuda a impedir a inflamação do hipotálamo, região do cérebro responsável por controlar a saciedade. Pesquisas mostram que dietas ricas em gorduras saturadas - as gorduras ruins - causam um processo inflamatório nessa área, o que influencia negativamente na sua função de controlar a fome e o gasto energético. Ou seja, quando ingerimos uma grande quantidade de gorduras saturadas o hipotálamo inflama e perde a capacidade de alertar o organismo quanto à noção de saciedade e à queima de energia. O ômega 3, presente na sardinha, ajuda a impedir essa lesão inflamatória. Por fim, este saboroso pescado rico em vitaminas e minerais possui baixo valor calórico.

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